Pesquisadores
Nadia Canalli Lângaro
Engenheira Agrônoma. Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (1984), mestrado em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (1998) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professora da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV) da Universidade de Passo Fundo (UPF), ministrando as disciplinas de Plantas de Lavoura II e Tecnologia e Produção de Sementes, Coordenadora do Programa de Pesquisa de Aveia da UPF e Responsável Técnica pelo laboratório de Análise de Sementes (LAS/FAMV/UPF). Atua nos seguintes temas: melhoramento de aveia, trigo e soja; Análise de Risco de Pragas Quarentenárias e tecnologia de sementes.
Email:
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Engenheira agrônoma (UPF, 1976), mestre em Melhoramento de Plantas (UFRGS, 1997), professora de Genética e Melhoramento Vegetal (curso de agronomia); atua nas linhas de pesquisa em Biotecnologia e Melhoramento Vegetal;
E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Engenheiro Agrônomo (UPF, 1982), Especialista em Defensivos Agrícolas (Abeas, 1989), Mestre em Engenharia Agrícola - área de concentração em Mecanização Agrícola (UFSM, 1990), Doutor em Agronomia - área de concentração em Energia na Agricultura (Unesp-Botucatu, 1996). Professor da FAMV/UPF desde 1982. Ministra as disciplinas de Máquinas e Mecanização Agrícola e Física Aplicada à Agronomia na graduação e as disciplinas de Tecnologia e Técnicas de Aplicação de Defensivos Agrícolas e Mecanização e Energia na Produção Vegetal na pós-graduação. Orienta na área de Produção Vegetal, nas linhas de pesquisa Ecofisiologia e Manejo de Plantas (ênfase em tecnologias e técnicas de aplicação de herbicidas no controle de plantas daninhas) e Manejo do Solo e da Água (ênfase em manejo do solo), e na área de Fitopatologia, na linha de pesquisa Controle de Doenças de Plantas, com ênfase em tecnologias e técnicas de aplicação de fungicidas.
Engenheiro Agrônomo (UPF, 1984), Especialista em Microbiologia (UPF/UFV, 1987), Mestre em Fitopatologia (Esalq/USP, 1992), Doutor em Fitopatologia (Universidade da Flórida, 1997). Professor da FAMV/UPF desde 1984. Ministra as disciplinas de Fitopatologia e Microbiologia Agrícola na graduação e as disciplinas de Métodos em Fitopatologia e Epidemiologia de Doenças de Plantas na pós-graduação. Orienta na área de Fitopatologia, na linha de pesquisa Epidemiologia e Sistema de Previsão de Doenças de Plantas, com ênfase em doenças fúngicas.
Engenheiro Agrônomo (Ufrgs, 1964), Mestre em Fitopatologia (Esalq-USP, 1972), Ph.D. em Fitopatologia (Washington State University, 1980). Professor da FAMV/UPF desde 1968. Ministra a disciplina de Fitopatologia na graduação e as disciplinas de Controle de Doenças de Plantas, Métodos em Fitopatologia e Micologia Fitopatológica na pós-graduação. Orienta na área de Fitopatologia, nas linhas de pesquisa Controle de Doenças de Plantas e Epidemiologia e Sistemas de Previsão de Doenças de Plantas, com ênfase em micologia (doenças fúngicas)
Engenheiro Agrônomo (UPF, 1988), Especialista em Genética (CAPES/ABEAS/UNICAMP,1983), Mestre em Agronomia - área de concentração em Fitotecnia (Ufrgs, 1991), Doutor em Agronomia - área de concentração em Fitotecnia (Ufrgs, 2002). Professor da FAMV/UPF desde 1990. Ministra as disciplinas de Plantas Daninhas e Plantas de Lavoura I na graduação e as disciplinas de Ecofisiologia e Manejo de Plantas Daninhas, Modo de Ação de Herbicidas e Ecofisiologia e Manejo de Plantas de Lavoura na pós-graduação. Orienta na área de Produção Vegetal, na linha de pesquisa Ecofisiologia e Manejo de Plantas, com ênfase em manejo e controle de plantas daninhas e plantas de lavoura de verão.
Bióloga (UPF, 1985), Especialista em Genética (Ufrgs, 1986), Mestre em Genética (Ufrgs, 1990), Ph.D. em Agronomia – área de concentração em Biologia Molecular e Celular de Plantas (University of Florida, 2001). Professora do Instituto de Ciências Biológicas-ICB/UPF e da FAMV/UPF desde 1990. Ministra as disciplinas de Biotecnologia Geral II, Biotecnologia Vegetal, Genética Aplicada à Agronomia e Biologia Molecular na graduação e as disciplina de Biologia Molecular e Propagação de Plantas na pós-graduação. Orienta na área de Produção Vegetal, na linha de pesquisa Biotecnologia e Melhoramento Vegetal, com ênfase em biologia molecular e celular, e micropropagação.
Engenheiro Agrônomo (UFRGS, 1985), Mestre em Ciência do Solo (UFRGS, 1989), Doutor em Ciência do Solo (University of Wisconsin - Madison, USA, 2001). Professor da FAMV/UPF desde 1988. Ministra a disciplina de Solos na graduação e as disciplinas de Nutrição de Plantas, Manejo da Adubação e Microbiologia do Solo na Pós-graduação. Orienta na área de Produção Vegetal, na linha de pesquisa Manejo do Solo e da Água, com ênfase na fertilidade do solo e descarte de resíduos no solo.
Possui graduação em Ciencias Biológicas pela Universidade de Passo Fundo (1985), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ (1991) e doutorado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1997). Atualmente é professora titular e pesquisadora do quatro da Universidade de Passo Fundo. As linhas de pesquisa são relação patógeno-hospedeiro, Detecção e identificação de procariotos (métodos bioquímicos, fisiológicos e moleculares), patologia de sementes e Controle. Orientação a nível de mestrado, doutorado e de co-orientação. Os trabalhos são com ênfase à bacteriologia vegetal, indução de resistência, patologia de sementes, microbiologia e ecologia microbiana. Os projetos em andamento são desenvolvimento de métodos de detecção, elaboração de meios de cultura semi-seletivo, antissoro, técnicas molecular visando a detecção e identificação de bactérias fitopatogênicas em sementes. Na área de Relação patógeno-hospedeiro tem se buscado identificar através de técnicas enzimáticas e moleculares possíveis marcadores para estudos de resitência (tolerância) em feijoeiro e soja. Alguns projetos em andamento buscando tecnologia para formulação de veículos para produção de inoculantes e de produtos para controle biológico. Tivemos quatro projetos individuais aprovados: Dois com a Fapergs, um com o C&T e um com o CNpq . Três projetos aprovados com a Embrapa Trigo e dois com a Embrapa Gado de Corte e CNPq. Líder do grupo de pesquisa em fitopatologia da UPF (Plataforma Lattes - Grupo Stela).